terça-feira, 25 de agosto de 2009

Emoção

Esses dias atrás conversando com a Jessy comentamos algo sobre a emoção no ballet, sobre expressar os sentimentos de cada personagem e de como isso é importante. Lembro que comentei algo que minha profesora falou em sala de aula sobre o objetivo do bailarino. Segundo ela, o objetivo do bailarino é passar a emoção para o público e expressar esse sentimento é tão importante como a técnica perfeita.

É claro que a técnica é parte fundamental, por isso nos dedicamos nas aulas, fazemos alongamentos, repetimos sequências e estamos sempre pensando em nos superar. São tantas coisas para pensar em quanto fazemos um exercício que acabamos esquecendo de simplesmente ouvir a música e deixar que o sentimento flua em nós.

Para conseguir passar a emoção de um personagem no palco como por exemplo:

a meiga Clara

a apaixonada Giselle



a cômica Copélia





a decepcionada Giselle






a elétrica Kitri
Para conseguir representar esses grandes papéis, a técnica não é diferencial, mas a expressão no palco faz toda a diferença. Para chegar lá é necessário que se desenvolva essa habilidade na sala de aula, seja fazendo pliés, um adágio ou um allegro.
Mesmo quem não tem esse objetivo de um dia pisar num palco e desempenhar um grande papel, ainda assim sentir aquilo que você está dançando é tudo! Não é apenas um movimento, é o corpo falando sem precisar das palavras.
Às vezes a rotina me deixa tão atordoada que vou para barra de cara de vegetal, mas basta um lembrete para ouvir a música que pronto quase choro fazendo pliés ou adágio, e sempre me pego com um sorriso besta durante os grand battements, mas é assim mesmo.

Quando a gente curte aquilo que está fazendo e começa a compreender o sentimento que tem por trás daquele movimento, não importa se está no palco, na cozinha, ou na sala de aula, não tem como não se sentir bem.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Selo again!!!

Mais um selinho pra minha coleção!!!


Obrigada Bárbara!!!



Sem regras específicas vamos para os blogs dançantes:


"A Dança é a mãe de todas as linguagens..." - Jessy, minha amiga e mais recente coleguinha de turma (espero).

Dance - Sabrina Vaz

Fun - Simoni Correia



Isso aí, os blogs de vocês são dançantes!!!!


domingo, 9 de agosto de 2009

Selinho!!!!

Ganhei esse selinho da minha amiga Jessy, do blog "A dança é a mãe de todas as linguagens...", obrigada amiga!!!

Esse selo não tem regras específicas então eu vou fazer como fez a Jessy passar o selinho para os blogs que eu acho que tem nectar...




Dance - Sabrina Vaz

Fun - Simoni Correia

A Vida na Ponta dos Pés -Renata Volpe

É isso ai meninas, os blogs de vocês tem néctar.

PS: Não deixem de ler meu post anterior "Go Ballet".

sábado, 8 de agosto de 2009

Go Ballet!!!

Finalmente as aulas de ballet começaram. Não sei como aguentei ficar todo esse tempo parada. E por ironia o ballet voltou antes da faculdade porque as aulas estão suspensas até o dia 17 graças a Influenza A.


Hoje acordei cedinho louca de vontade de ir para o ballet. A primeira aula foi tranquila, sem maiores esforços, apesar das sequências novas os passos eram os mesmos não tive maiores problemas. Como sempre fizemos o aquecimento no chão e meu arabesque tava lindo ai ai... Sustentei meus braços lindamente ( o que era meu objetivo no retorno das aulas).


A segunda aula foi o auge pra mim. A aula de ponta é sempre complicada, tenho péssima memória para gravar as sequências sempre acabo me perdendo, mas faz parte. Fiquei muito satisfeita com meu desempenho, alguns exercícios que eu não conseguia fazer já estou conseguindo. O echapé melhorou consideravelmente, os relevés não tem comparação!




Ainda preciso fortalecer meu tornozelo esquerdo, porque é bem mais fraco que o direito, nada que com trabalho não se resolva. O que me deixou muito feliz também, foi que o ritmo da aula foi mais rápido do que estava acostumada no primeiro semestre, e eu acompanhei numa boa. Claro, sempre com uma correção ou outra, mas estamos lá para isso não? Justamente para apreender.


Depois da aula minha professora falou com um sorrisão: "E ai Ana, ta indo né?" , mais do que feliz respondi que estava bem melhor, me senti bem melhor. Como eu disse para as minhas colegas de turma, eu me gostei na aula rs. Acho que isso é o mais importante, saber que precisa melhorar, mas se encantar com suas vitórias. As pontas ainda são um desafio, mas um dia a gente chega lá!