terça-feira, 20 de julho de 2010

Ballet Clássico x Dança Moderna

Estava eu conversando com a Tays, pelo msn, quando mencionei que gostaria de fazer um post sobre algumas diferenças entre o ballet clássico e a dança moderna. Acabou que eu me empolguei com o assunto que a conversa se transformou num monólogo, então resolvi aproveitar essa empolgação toda pra escrever o post.

Todas nós conhecemos o ballet clássico e sua beleza, por isso vou me ater mais aos detalhes da dança moderna. 

A dança moderna veio para quebrar os padrões do clássico, o momento histórico exigiu isso sem deixar que o ballet fosse esquecido. Como eu já disse aqui antes a dança acompanha a evolução da sociedade. A idéia principal foi fazer um dança livre, fora dos padrões tanto nos temas como nos movimentos. 

Os contos de fadas e o sobrenatural foram deixados de lado para dar lugar a vida cotidiana, e os questionamentos da sociedade da época. Os movimentos também foram questionados. Então começa a romper os padrões e a dançar com as pernas paralelas. A principal preocupação, além de fazer uma dança livre, era dos movimentos serem mais naturais possíveis, ou seja, mais anatômicos.

E é dessa preocupação com a anatomia humana que a dança moderna aboliu as sapatillhas, porque cá entre nós, por mais que as sapatilhas de ponta sejam lindas elas não são nada anatômicas. 

Ah sim, o nosso en dedans é o paralelo para a dança moderna, e o en dedans é literalmente para dentro.


Mais uma diferença é que o ballet clássico dá ênfase nos membros, principalmente nas pernas, sem usar o tronco. Enquanto a dança moderna usa o tronco tanto quanto os membros. Também há a questão da simetria, o clássico preza sempre pela simetria, já na dança moderna não é tão importante, pode ser usada ou não depende da proposta em que você está trabalhando.

Na dança moderna não existe certo ou errado, um determinado movimento pode, ou não, estar de acordo com o que foi proposto. Muito diferente do clássico que se a sequência for tombée, pas de bourée, pas de chat, vai ser sempre isso em qualquer lugar do mundo. Pois, o ballet está codificado em passos, e não existe passos na dança moderna porque ela explora a possibilidade dos movimentos.

Uma coisa bem curiosa é que na dança moderna não se faz aula com música. Sim, é estranho pensar em dança e não relacionar a música. Acontece que na dança moderna não se usa música pra marcar os movimentos para não se prender ao ritmo, assim usa-se a percussão. No curso em que frequento as aulas são marcadas no bumbo, então dentro de uma mesma sequencia, ou até mesmo um movimento, a professora pode acelerar ou diminuir o ritmo de acordo com a necessidade. 

Falando em música, no ballet clássico ela tem um papel fundamental, pois ela marca ritmo e às vezes dá até a entonação da história. Já na dança moderna ela não tem a mesma importância, é como um pano de fundo. 

Pra quem quiser estudar mais sobre dança moderna procure ler a obra de Rudolf von Laban, "O Domínio do Movimento". 

Espero que tenha ficado claro e que possam compreender as diferenças. 

P.S.: Esse post foi baseado nas minhas anotações das aulas de História da Dança e Teorias do Movimento na Dança, isso é apenas uma noção das diferenças existentes entre esses dois estilos. Se quiser se aprofundar no assunto procure bons livros principalmente de Laban que é um dos maiores teóricos da dança moderna e é usado também na educação física e no teatro.

14 comentários:

  1. Nossa Ana !!!

    Fico lindo o post e completo como sempre !!!

    bjs..^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom menina!
    Parece que vc adivinhou,to super na dúvida se faÇo moderno agora na volta as aulas...vc me ajudou bastante!

    bjãO

    ResponderExcluir
  4. Moderno é legal, mas o clássico é minha paixão! rs
    Mas é sempre bom ficar por dentro né!?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona! saudades do nosso mundinho da dança! hehehehe... Dediquei um selinho pra vc lah no meu blog (lembra dele?)...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. EU ADOREI ESSE SITE FAÇO BALLET DESDOS 4 ANOS EU TENHO 12 ESTOU NO PREPRARATORIO JA FIZ O QUEBRA-NOZES;LAGO DO CISNE E MUITO MAIS

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso o seu texto e me ajudou a esclarecer muitas duvidas em um trabalho de artes... Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  8. Fico otimo,ajudou muito em um trabalho de artes ;P

    ResponderExcluir
  9. muito bem me ajudou muito no tradalho de ates

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Tem mais exemplos práticos dessa diferença?

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe quais os bailarinos que iniciaram uma ruptura entre balé clássico e dança moderna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um eu sei que é Rudolf Laban,os outros não sei

      Excluir

Dance