Alguns dias atrás a Cássia, do Dos Passos da Bailarina, postou em seu blog sobre um exercício que ela propôs para si mesma, de pensar quais músicas gostaria de coreografar, com qual figurino e até penteado. Eu pensei bastante no assunto porque nunca me considerei uma pessoa criativa, mas sempre tive vontade de coreografar algumas músicas que eu amo.
Foi assim que eu tive a idéia de juntar algumas sequências das minhas aulas de improvisação. Nessas aulas nós buscamos representar com o corpo uma proposta colocada pela professora, e das coisas mais malucas como representar um óculos, um sapato, a letra do seu nome, ou até mesmo direções e níveis, resultam sequências coreográficas que você nunca imaginaria a origem.
O mais legal de tudo isso é descobrir as possibilidades de movimento, reunir a técnica que você aprende na outras aulas com as descobertas que você faz com o seu corpo. Como eu disse antes, nunca me achei uma pessoa criativa e tive uma dificuldade imensa nas minhas primeiras aulas de improvisação, porque o objetivo é sair do comum para o desconhecido, e eu sempre caia no clichê dos movimentos. Com o tempo eu fui melhorando, e preciso melhorar muito ainda.
Mesmo assim, eu criei coragem e reuni algumas das minhas sequências favoritas das minhas aulas de improvisação e gravei, depois pra dar um efeito mais bacana coloquei a música na hora de editar o vídeo. O resultado foi uma sequência de 30 segundos. Veja como isso é difícil pra mim, um semestre inteiro e o melhor que sai são 30 segundos de coreografia.
Enfim, eis o resultado.
Algumas, já podem ter visto esse vídeo porque eu postei no fórum de ballet.
Porém, esse vídeo não foi o bastante pra mim, eu senti a necessidade de ir além e testar coisas novas. E foi na tentativa e erro que fiz mais um vídeo. Dessa vez a coreografia está maior, o vídeo todo dura 5 minutos e meio aproximadamente, eu repeti a sequência, com algumas variações, 3 vezes.
Eu fiquei feliz com o meu trabalho, mas sou realista e sei que eu tenho muito chão pela frente. E digo mais, tanto criar uma coreografia quanto dançar é extremamente difícil, é um trabalho duro, pesado e extremamente cansativo tanto para o corpo quanto para a mente. Ainda assim, toda vez que assisto ao vídeo vejo algo a ser melhorado, ou simplesmente a falta de controle por um segundo que deixou que o movimento deixasse a desejar, ou ainda qualquer outro detalhe que simplesmente que me faz torcer o nariz.
De qualquer forma eu fiquei bem orgulhosa de mim por me desafiar, pois geralmente caio na minha auto-piedade e não faço absolutamente nada. Então, mesmo que não resulte uma grande coisa para mim fez uma grande diferença.
Se alguma das leitoras ficou interessada em tentar dou o maior apoio, e não precisa ter aula de improvisação não, basta ter coragem para criar.
Beijo a todas.
De qualquer forma eu fiquei bem orgulhosa de mim por me desafiar, pois geralmente caio na minha auto-piedade e não faço absolutamente nada. Então, mesmo que não resulte uma grande coisa para mim fez uma grande diferença.
Se alguma das leitoras ficou interessada em tentar dou o maior apoio, e não precisa ter aula de improvisação não, basta ter coragem para criar.
Beijo a todas.
Parabéns pelo vídeo, eu também gosto muito de improvisar, e muitas vezes saem sequencias que eu uso nas minhas coreografias.
ResponderExcluirAbraços e boas improvisações.
Olá Ana,
ResponderExcluirapesar da sua pouca experiência eu gostei muito... e como diz o meu professor, é assim que começa!
Abraço flor!
A-m-e-i! Achei fantástico o fato de você não só coreografar mas também disponibilizar o que você fez. Essa atitude só mostra que você é madura o suficiente para enfrentar as críticas (e auto-críticas), enxergar onde você está, ver onde tem que mudar.
ResponderExcluirAfinal, tanto na arte quanto na vida, a gente pensa que é ou dança de um jeito, mas só depois, em uma situação ou vídeo, é que a gente percebe como realmente é e como realmente dança.
Processo de aprendizagem, processo de crescimento...
Parabéns, está realmente bonito.
Bissous!
gosteii muito do post, me ajudou a ter um pouco de coragem pra criar uma coreografiia diferente!
ResponderExcluirobrigada... e força na sapatiilha rsrs
beijo
Nossa, você dança muito bem, de verdade! A coreografia ficou ótima também :) Curioso como a mesma coreografia (com pequenas mudanças) pode encaixar em várias músicas diferentes...
ResponderExcluirBeeeijos!
Assistí o vídeo e também gostei muito!
ResponderExcluir=)
Embroa eu e algumas meninas vivem da improvisação dentro da igreja (hehe) é realmente muito cansativo,mas vejamos...vale a pena!
bjãO
AMEI A POSTAGEM, passa no meu blog o endereço é http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs espero sua visita!
ResponderExcluirhttp://sapatinhosdancantes.blogspot.com/
ResponderExcluirvisita e comenta, estou no ínicio de blog, e precisava de ajuda (;
Eu comentei lá no fórum, mas vou reproduzir aqui: "Ana, eu fiquei emocionada, acredita? Dá para ver a sua evolução claramente! Os passos do começo, que você repete, se antes você pensava para você, agora eles fluem do seu corpo. E só falta mesmo você se "soltar" mais, deixar o seu corpo ir. Nos momentos em que dá para perceber você mais segura, o seu corpo simplesmente "vai" e com uma leveza. Parabéns mil vezes! Tomara que a gente assista a um espetáculo inteiro montado por você. Mas vou torcer muito, mas muuuuuito por isso."
ResponderExcluirQuero ver mais vídeos! \o/
Grande beijo.
"se antes você pensava para você..." Pensava para fazer! Desculpa, hehehe.
ResponderExcluirBeijos.
Poxa, tô tão feliz de te ver dançando no video! Você esta ótima e treinar é o melhor caminho! Vou tomar coragem e postar os meus também! Continue assim! Quando você melhorar e olhar para traz vai sentir um orgulho imenso de si mesma! Isso pra mim é maravilhoso!
ResponderExcluirbjs e parabéns
Quero ver mais videos²
http://estherovercominggravity.blogspot.com/
OI eu Sou uma nova fã do ballet vou entrar nua escola agora,
ResponderExcluirmas já vi muitos filmes e videos de ballet e acho q vc foi muito feliz na sua criaçã,
Por favor coloca videos das aulas q vc faz,
eu gosto de ver é q já tenho 15 anos e tenho medo de não servir mais para o ballet.
Quando vc colocar mais videos manda um recado para o meu MSN lariy_1995@hotmail.com