terça-feira, 27 de julho de 2010

A Improvisação e Eu

Alguns dias atrás a Cássia, do Dos Passos da Bailarina, postou em seu blog sobre um exercício que ela propôs para si mesma, de pensar quais músicas gostaria de coreografar, com qual figurino e até penteado. Eu pensei bastante no assunto porque nunca me considerei uma pessoa criativa, mas sempre tive vontade de coreografar algumas músicas que eu amo.

Foi assim que eu tive a idéia de juntar algumas sequências das minhas aulas de improvisação. Nessas aulas nós buscamos representar com o corpo uma proposta colocada pela professora, e das coisas mais malucas como representar um óculos, um sapato, a letra do seu nome, ou até mesmo direções e níveis, resultam sequências coreográficas que você nunca imaginaria a origem.

O mais legal de tudo isso é descobrir as possibilidades de movimento, reunir a técnica que você aprende na outras aulas com as descobertas que você faz com o seu corpo. Como eu disse antes, nunca me achei uma pessoa criativa e tive uma dificuldade imensa nas minhas primeiras aulas de improvisação, porque o objetivo é sair do comum para o desconhecido, e eu sempre caia no clichê dos movimentos. Com o tempo eu fui melhorando, e preciso melhorar muito ainda. 

Mesmo assim, eu criei coragem e reuni algumas das minhas sequências favoritas das minhas aulas de improvisação e gravei, depois pra dar um efeito mais bacana coloquei a música na hora de editar o vídeo. O resultado foi uma sequência de 30 segundos. Veja como isso é difícil pra mim, um semestre inteiro e o melhor que sai são 30 segundos de coreografia.

Enfim, eis o resultado.



Algumas, já podem ter visto esse vídeo porque eu postei no fórum de ballet.

Porém, esse vídeo não foi o bastante pra mim, eu senti a necessidade de ir além e testar coisas novas. E foi na tentativa e erro que fiz mais um vídeo. Dessa vez a coreografia está maior, o vídeo todo dura 5 minutos e meio aproximadamente, eu repeti a sequência, com algumas variações, 3 vezes.





Eu fiquei feliz com o meu trabalho, mas sou realista e sei que eu tenho muito chão pela frente. E digo mais, tanto criar uma coreografia quanto dançar é extremamente difícil,  é um trabalho duro, pesado e extremamente cansativo tanto para o corpo quanto para a mente. Ainda assim, toda vez que assisto ao vídeo vejo algo a ser melhorado, ou simplesmente a falta de controle por um segundo que deixou que o movimento deixasse a desejar, ou ainda qualquer outro detalhe que simplesmente que me faz torcer o nariz.

De qualquer forma eu fiquei bem orgulhosa de mim por me desafiar, pois geralmente caio na minha auto-piedade e não faço absolutamente nada. Então, mesmo que não resulte uma grande coisa para mim fez uma grande diferença.

Se alguma das leitoras ficou interessada em tentar dou o maior apoio, e não precisa ter aula de improvisação não, basta ter coragem para criar.

Beijo a todas.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo vídeo, eu também gosto muito de improvisar, e muitas vezes saem sequencias que eu uso nas minhas coreografias.
    Abraços e boas improvisações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,
    apesar da sua pouca experiência eu gostei muito... e como diz o meu professor, é assim que começa!

    Abraço flor!

    ResponderExcluir
  3. A-m-e-i! Achei fantástico o fato de você não só coreografar mas também disponibilizar o que você fez. Essa atitude só mostra que você é madura o suficiente para enfrentar as críticas (e auto-críticas), enxergar onde você está, ver onde tem que mudar.
    Afinal, tanto na arte quanto na vida, a gente pensa que é ou dança de um jeito, mas só depois, em uma situação ou vídeo, é que a gente percebe como realmente é e como realmente dança.
    Processo de aprendizagem, processo de crescimento...
    Parabéns, está realmente bonito.
    Bissous!

    ResponderExcluir
  4. gosteii muito do post, me ajudou a ter um pouco de coragem pra criar uma coreografiia diferente!

    obrigada... e força na sapatiilha rsrs
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, você dança muito bem, de verdade! A coreografia ficou ótima também :) Curioso como a mesma coreografia (com pequenas mudanças) pode encaixar em várias músicas diferentes...
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  6. Assistí o vídeo e também gostei muito!
    =)
    Embroa eu e algumas meninas vivem da improvisação dentro da igreja (hehe) é realmente muito cansativo,mas vejamos...vale a pena!
    bjãO

    ResponderExcluir
  7. AMEI A POSTAGEM, passa no meu blog o endereço é http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs espero sua visita!

    ResponderExcluir
  8. http://sapatinhosdancantes.blogspot.com/
    visita e comenta, estou no ínicio de blog, e precisava de ajuda (;

    ResponderExcluir
  9. Eu comentei lá no fórum, mas vou reproduzir aqui: "Ana, eu fiquei emocionada, acredita? Dá para ver a sua evolução claramente! Os passos do começo, que você repete, se antes você pensava para você, agora eles fluem do seu corpo. E só falta mesmo você se "soltar" mais, deixar o seu corpo ir. Nos momentos em que dá para perceber você mais segura, o seu corpo simplesmente "vai" e com uma leveza. Parabéns mil vezes! Tomara que a gente assista a um espetáculo inteiro montado por você. Mas vou torcer muito, mas muuuuuito por isso."

    Quero ver mais vídeos! \o/

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. "se antes você pensava para você..." Pensava para fazer! Desculpa, hehehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, tô tão feliz de te ver dançando no video! Você esta ótima e treinar é o melhor caminho! Vou tomar coragem e postar os meus também! Continue assim! Quando você melhorar e olhar para traz vai sentir um orgulho imenso de si mesma! Isso pra mim é maravilhoso!
    bjs e parabéns
    Quero ver mais videos²
    http://estherovercominggravity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. OI eu Sou uma nova fã do ballet vou entrar nua escola agora,
    mas já vi muitos filmes e videos de ballet e acho q vc foi muito feliz na sua criaçã,
    Por favor coloca videos das aulas q vc faz,
    eu gosto de ver é q já tenho 15 anos e tenho medo de não servir mais para o ballet.
    Quando vc colocar mais videos manda um recado para o meu MSN lariy_1995@hotmail.com

    ResponderExcluir

Dance