segunda-feira, 20 de abril de 2009

Valsa - Cada um no seu quadrado...

Não se preocupem não será um post de funk, mas é uma boa dica pra quem está começando entender melhor a valsa...


Primeiro vamos ver o que é o pas de valse:


PAS BALANCÉ OU PAS DE VALSE – Balanceado. É um passo balanceado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás desta, com o joelho meio dobrado e a meia ponta no chão; em seguida transfere o peso do corpo para a perna de trás e, logo em seguida, para a da frente, sem mudar a posição de ambas.
Pode ser feito, também, cruzando-se a perna em frente ou dando-se o passo para a frente ou para trás, em vez de para o lado. (Fonte: http://www.dalalachcar.com.br/paixao/promenade/index.htm acesso em 20/04/2009)

Minha professora sempre desenha um quadrado (que nunca se parece com um quadrado) pra ensinar a valsa. Nas últimas aulas ela vem insistindo para que a gente leve um caderno para anotar as dicas, e a do quadrado é uma. Tentando adiantar o expediente resolvi fazer um quadrado bem feito no computador já que sou péssima desenhando.

A estória do quadrado é basicamente o seguinte: o quadrado representa o palco, ou a sala de aula, enumeramos o número de "cantos" do quadrado, são no total oito.

O canto 1 será sempre a posição do público, no caso da sala de aula será o espelho, você se posicionará de frente para ele.



Há vários tipos de valsa, eu não vou postar cada uma delas porque eu não sou uma perita nesse quesito, mas vou pesquisar mais sobre o assunto. Eu pratico em aula a valsa de coté, que vai do canto 2 para o canto 6, do 6 para o 2, ou do 8 para 4, do 4 para o 8. A derriére, (atrás), do canto 4 para o canto 6, do 6 para o 4, começando com a perna direita, com a perna esquerda vai do canto 6 para o canto 4, e do 4 para o 6. Ainda para o lado pode ser do canto 3 para o canto 7, do 7 para o 3.



Vale lembrar que para a valsa é extremamente importante que os passos sejam longos, e não esquecer do movimento dos braços, são eles que dão a leveza, como se uma brisa batesse e fizesse com que eles se movimentassem.
Obs.: O quadrado serve apenas para indicar a direção a ser seguida na valsa...(obrigada pelo toque)

Um desenho parecido com esse também ajuda com o Rond de Jambe, para fins didáticos compara-se a metade de um queijo (sempre faço analogia com comida pra gravar melhor, adoro comer), ou simplesmente chama-se de semi-circulo.



A perna de base fica no centro, enquanto a perna que se movimenta deve fazer um semi-circulo, não pode cortar caminho, deve passar por todos os lados, incluindo as diagonais.



Na figura acima, a linha vermelha representa o caminho do Round de Jambe.

Sei que é coisa de principiante, mas as figuras me ajudam bastante.

PS: Não deu tempo de revisar o post, então se alguém encontar algum erro por favor comente.

7 comentários:

  1. Huuum, bem interessante! Quando eu comecei também tinha dúvidas na valsa... Mas acho que o quadrado não seria a sala de aula inteira né? Porque se fosse percorrer uma diagonal inteira da sala durante uma valsa... ia precisar de umas pernas bem gigantes :S De qualquer jeito, interessante o post =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade os cantos são apenas pra indicar a direção xD...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o post! Interessante a gente encontrar maneiras de conseguir maior consciencia corporal e espacial! Esses esquemas q vc fez ajudam bastante! Jah tah linkada, tah?
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Cantos da sala, quem nunca ficou com dúvida atire a 1ª pedra!
    Bacana o exemplo do quadrado que você fez, minha professora já utilizou conosco algo parecido também, sempre bom relembrar.
    Tô te adicionando por aqui! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É bem importante saber os cantos! Quando a pessoa que está aplicando um exame ou audição, ela fala 'body croisé to 8' e um bando de números que confundem e tudo mais...
    Vou colocar seu link no meu blog! ;D
    Obrigada pelos comentários por lá. Bei´jões!

    ResponderExcluir

Dance