terça-feira, 25 de agosto de 2009

Emoção

Esses dias atrás conversando com a Jessy comentamos algo sobre a emoção no ballet, sobre expressar os sentimentos de cada personagem e de como isso é importante. Lembro que comentei algo que minha profesora falou em sala de aula sobre o objetivo do bailarino. Segundo ela, o objetivo do bailarino é passar a emoção para o público e expressar esse sentimento é tão importante como a técnica perfeita.

É claro que a técnica é parte fundamental, por isso nos dedicamos nas aulas, fazemos alongamentos, repetimos sequências e estamos sempre pensando em nos superar. São tantas coisas para pensar em quanto fazemos um exercício que acabamos esquecendo de simplesmente ouvir a música e deixar que o sentimento flua em nós.

Para conseguir passar a emoção de um personagem no palco como por exemplo:

a meiga Clara

a apaixonada Giselle



a cômica Copélia





a decepcionada Giselle






a elétrica Kitri
Para conseguir representar esses grandes papéis, a técnica não é diferencial, mas a expressão no palco faz toda a diferença. Para chegar lá é necessário que se desenvolva essa habilidade na sala de aula, seja fazendo pliés, um adágio ou um allegro.
Mesmo quem não tem esse objetivo de um dia pisar num palco e desempenhar um grande papel, ainda assim sentir aquilo que você está dançando é tudo! Não é apenas um movimento, é o corpo falando sem precisar das palavras.
Às vezes a rotina me deixa tão atordoada que vou para barra de cara de vegetal, mas basta um lembrete para ouvir a música que pronto quase choro fazendo pliés ou adágio, e sempre me pego com um sorriso besta durante os grand battements, mas é assim mesmo.

Quando a gente curte aquilo que está fazendo e começa a compreender o sentimento que tem por trás daquele movimento, não importa se está no palco, na cozinha, ou na sala de aula, não tem como não se sentir bem.

8 comentários:

  1. com certeza! Imagina se você fosse o úblico e não entendesse nada de ballet. Assistir uma garota dançando com cara de nada ia deixar tudo muito mais chato. Tem que envolver o público, tem que curtir :D

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei em fazer um post sobre isso uma vez: acho a cena da loucura de Giselle o grande "momento mico" da maioria das bailarinas. Fica muito muito muito ruim! Eu acho mais difícil encontrar bailarinas que emocionam do que bailarinas com uma técnica excepcional. A maioria tem "cara de nada", como denominou a Carolina. E sentir a emoção do papel, como você disse, faz toda a diferença. Pena que é tão raro...

    Beijos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Cassia, eh algo raro, mas eh raro, justamente pq essa eh a parte mais dificil!! A gente se acostuma de ser cobrada da tecnica e ficar tao concentrada nas aulas em fazer os exercicios corretamente, lembrando da postura, do en dehours, da contagem, do andamento da musica pra nao perder o ritmo, q qdo a gente se dah conta, kd o sentimento? Eh algo dificil de se exercitar tendo tantas outras coisas pra pensar junto, mas acredito ser questao de treino mesmo! Confesso q qdo piso no palco fico sem saber q "cara" vou fazer, e acaba saindo "cara de paisagem", "cara de nada", "cara de papel sulfite"... e por aih vai! Mas... um dia chego lah! hehehe...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. É realmente complicado se deixar envolver pelo sentimento, emoção, expressão, sem se esquecer de toda técnica, fazer tudo isso ao mesmo tempo dá um nó na cabeça.
    Mais quando o conjunto é completo, a magia fica perfeita, o bailarino(a) consegue fazer com que a platéia sinta e se envolva com o espetáculo, a linguagem do corpo e de seus movimentos explicam por si e fazem todo sentido.
    Espero chegar um dia a esse 'conjunto completo', e pisar no palco fazendo com que o publico se arrepie e entendam a minha mensagem! Seria Maravilhoso! *-*

    Adorei o post! Beijos Ana!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Expressão (e sentimento) é o que faz a diferença na hora de dançar. Uma amiga minha teve que fazer teatro para se formar em ballet. Não sei se todas as escolhas exigem isso, mas acho importante.

    Foi o que uma conhecida lá no ballet disse: "seu pé pode estar todo errado, mas se você estiver sorrindo, os olhos vão todos para sua expressão". hahah

    ResponderExcluir
  6. Bom, vou comentar mais. Continuando:

    Acho que a bailarina deve se identificar com alguma coisa que a personagem que está interpretando vive. Tem que conhecer o papel, procurar algo que lhe toque de verdade...

    ResponderExcluir
  7. Oii Ana! Deixei um selinho pra você no blog, OK!

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Dance