Esses dias atrás conversando com a Jessy comentamos algo sobre a emoção no ballet, sobre expressar os sentimentos de cada personagem e de como isso é importante. Lembro que comentei algo que minha profesora falou em sala de aula sobre o objetivo do bailarino. Segundo ela, o objetivo do bailarino é passar a emoção para o público e expressar esse sentimento é tão importante como a técnica perfeita.
É claro que a técnica é parte fundamental, por isso nos dedicamos nas aulas, fazemos alongamentos, repetimos sequências e estamos sempre pensando em nos superar. São tantas coisas para pensar em quanto fazemos um exercício que acabamos esquecendo de simplesmente ouvir a música e deixar que o sentimento flua em nós.
Para conseguir passar a emoção de um personagem no palco como por exemplo:
a meiga Clara
a decepcionada Giselle
a elétrica Kitri
Para conseguir representar esses grandes papéis, a técnica não é diferencial, mas a expressão no palco faz toda a diferença. Para chegar lá é necessário que se desenvolva essa habilidade na sala de aula, seja fazendo pliés, um adágio ou um allegro.Mesmo quem não tem esse objetivo de um dia pisar num palco e desempenhar um grande papel, ainda assim sentir aquilo que você está dançando é tudo! Não é apenas um movimento, é o corpo falando sem precisar das palavras.
Às vezes a rotina me deixa tão atordoada que vou para barra de cara de vegetal, mas basta um lembrete para ouvir a música que pronto quase choro fazendo pliés ou adágio, e sempre me pego com um sorriso besta durante os grand battements, mas é assim mesmo.
Quando a gente curte aquilo que está fazendo e começa a compreender o sentimento que tem por trás daquele movimento, não importa se está no palco, na cozinha, ou na sala de aula, não tem como não se sentir bem.
com certeza! Imagina se você fosse o úblico e não entendesse nada de ballet. Assistir uma garota dançando com cara de nada ia deixar tudo muito mais chato. Tem que envolver o público, tem que curtir :D
ResponderExcluirEu pensei em fazer um post sobre isso uma vez: acho a cena da loucura de Giselle o grande "momento mico" da maioria das bailarinas. Fica muito muito muito ruim! Eu acho mais difícil encontrar bailarinas que emocionam do que bailarinas com uma técnica excepcional. A maioria tem "cara de nada", como denominou a Carolina. E sentir a emoção do papel, como você disse, faz toda a diferença. Pena que é tão raro...
ResponderExcluirBeijos.
Beijos.
Eu concordo com a Cassia, eh algo raro, mas eh raro, justamente pq essa eh a parte mais dificil!! A gente se acostuma de ser cobrada da tecnica e ficar tao concentrada nas aulas em fazer os exercicios corretamente, lembrando da postura, do en dehours, da contagem, do andamento da musica pra nao perder o ritmo, q qdo a gente se dah conta, kd o sentimento? Eh algo dificil de se exercitar tendo tantas outras coisas pra pensar junto, mas acredito ser questao de treino mesmo! Confesso q qdo piso no palco fico sem saber q "cara" vou fazer, e acaba saindo "cara de paisagem", "cara de nada", "cara de papel sulfite"... e por aih vai! Mas... um dia chego lah! hehehe...
ResponderExcluirBjos!
É realmente complicado se deixar envolver pelo sentimento, emoção, expressão, sem se esquecer de toda técnica, fazer tudo isso ao mesmo tempo dá um nó na cabeça.
ResponderExcluirMais quando o conjunto é completo, a magia fica perfeita, o bailarino(a) consegue fazer com que a platéia sinta e se envolva com o espetáculo, a linguagem do corpo e de seus movimentos explicam por si e fazem todo sentido.
Espero chegar um dia a esse 'conjunto completo', e pisar no palco fazendo com que o publico se arrepie e entendam a minha mensagem! Seria Maravilhoso! *-*
Adorei o post! Beijos Ana!
;)
Expressão (e sentimento) é o que faz a diferença na hora de dançar. Uma amiga minha teve que fazer teatro para se formar em ballet. Não sei se todas as escolhas exigem isso, mas acho importante.
ResponderExcluirFoi o que uma conhecida lá no ballet disse: "seu pé pode estar todo errado, mas se você estiver sorrindo, os olhos vão todos para sua expressão". hahah
*todas as escolas
ResponderExcluirBom, vou comentar mais. Continuando:
ResponderExcluirAcho que a bailarina deve se identificar com alguma coisa que a personagem que está interpretando vive. Tem que conhecer o papel, procurar algo que lhe toque de verdade...
Oii Ana! Deixei um selinho pra você no blog, OK!
ResponderExcluirBeijos :*