segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pas de Deux

Qual a bailarina que nunca sonhou em dançar um pas de deux? Pois é, assim como a sapatilha de ponta é um marco na vida de qualquer bailarina, o pas de deux também é um momento importante. E mesmo que nunca tenha sonhado em dançar um é difícil quem não se encante com esse duo.

Porém, o que é um pas de deux? Com certeza, muitas vão responder que é uma dança de dois, na qual a bailarina e o bailarino irão dançar juntos. Na verdade é um pouco mais que isso, não que a resposta esteja errada, mas é que o verdadeiro propósito do pas de deux é outro, é uma batalha.

Não, ninguém entendeu errado, é mesmo uma batalha. Colocando de uma outra forma é uma competição entre o bailarino e a bailarina pra ver quem tem mais virtuosismo técnico, quem tem mais controle do movimento. Da mesma forma que acontece no hip-hop, quem nunca viu em um filme de dança uma batalha de hip-hop?


(Cena do filme "Step Up 2")

A batalha do pas de deux, funciona de um jeito parecido cada um faz a sua apresentação desafiando o outro a fazer melhor que aquilo. Entretanto, como não podia deixar de ser em se tratando de ballet clássico, tem uma ordem que deve ser seguida e que divide a coreografia em quatro partes.

1ª Adágio
2ª Variação Masculina
3ª Variação Feminina  (geralmente é a parte dos 32 fouettés)
4ª Coda Final (saltos e parte aeróbica)


(Ballet Harlequinade - Pas de Deux)

Achei esse vídeo muito fofo, mas notem como em todo pas de deux sempre tem esses elementos e sempre na mesma ordem.

P.S.: As informações acima são das minhas anotações da aula de teoria do movimento na dança.

6 comentários:

  1. Oii Ana!!
    Adorei seu post' sobre pas de deux.. quero muito mesmo fazer um quando estiver pronta pra isso e, sinceramente, olhando aquela graciosidade no palco, nem imagina que era uma batalha, kkkkkkkkk' ameei!

    Beeijos, <3

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o video, adorei este post!
    bjss

    ResponderExcluir
  3. A melhor explicação de Pas de Deux que já li até hoje, foi a sua!!!!
    Amei Ana !!!

    bjs..^^

    ResponderExcluir
  4. Tays,
    fico muito feliz por isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Epa? Batalha? rs
    Já tinha reparado que existia uma certa semelhança em todos os Pas de deux! Bem colocado! Parece mesmo uma batalha! E o homem sempre salta daquele jeito em círculos (não sei o nome do passo)! Sabe? Engraçado descobrir isso! rsrsrs Mas sempre fico abobalhada com a beleza de tudo que nunca parei pra pensar!!!!

    ResponderExcluir
  6. "Olá!
    Sei que podes me ajudar! Sou uma bailarina lutando para me profissionalizar, estou a procura de patrocínio e de incentivadores, para ir a um concurso internacional em Córdoba, Argentina, no qual eu fui selecionada pela minha escola.
    Divulgue por favor, no seu blog, ou em qualquer outro meio. Qualquer quantia é aceitável, a meta é R$4.000,00. Deus já me deu a vitória, e você faz parte do plano dEle por está me ajundando!! Mais informações (contatos, n° de conta) no meu blog! Beijos e obrigada!"

    ResponderExcluir

Dance