domingo, 7 de junho de 2009

Corpo Humano

Em uma das postagens anterior eu falei sobre como estava descobrindo meu corpo através do ballet, as pequenas diferenças e detalhes que eu desconhecia. Hoje quero falar sobre o cuidado que devemos ter com nosso corpo, respeitar os nossos limites e não impor uma sobrecarga desnecessário que só servirá para machucar, se não agora no futuro com certeza.

Eu sei que isso todo mundo deve estar pensando que já sabe tudo isso, eu também pensei assim e não me livrei de uma pequena lesão na minha perna esquerda. Ontem não teve aula na barra, ou seja, tivemos que mostrar todo nosso equilíbrio, alinhamento, e tudo mais no centro, e usar muito mais força. As caretas foam inevitáveis, esticar a perna era um sacrifício, grand battemant só de pensar doia. Remédio? Alongamento para soltar a musculatura.

No meu caso não foi nada grave, ainda bem, mas conheço muitas pessoas que se machucaram por um segundo de desatenção, ou por querer forçar mais do que podia aguentar. Uma amiga muito querida sofreu uma torção no joelho, e está fora de todas as apresentações, que não são poucas pra quem está submergida nesse mundo da arte.

Vamos prevenir as lesões, respeitando nossos limites e cuidando bem nosso corpo.

6 comentários:

  1. Não só isso, mas tem que aquecer de qualquer jeito, tendo barra ou não. Chego todo dia meia hora antes pra fofocar (claaro!) e pra aquecer, mesmo tendo barra todo dia.
    Imagina, lesionar a essa altura do campeonato! o.O

    ResponderExcluir
  2. Bailarina tem uma mania estranha de querer forçar o corpo além do limite dele, né? Parece que quanto mais a gente sente dor, mais quer fazer!
    Mas tem que ter consciência de que não vai adiantar nada forçar se for pra ganhar uma lesão depois. Melhor ir com calma e aos poucos. E é claro: aquecendo antes de qualquer exercício físico (porque muitas bailarinas não fazem só ballet)! =)

    Beijos e melhoras!

    ResponderExcluir
  3. "Respeitar os nossos limites" aqui você disse tudo, por mais que buscamos sempre atingir o nosso máximo (e isso é muito bom), vai ter uma hora que o corpo vai reagir de forma negativa, mais todo cuidado é pouco, em se tratar de saúde temos que nos impor, e respeitar até onde nosso corpo consegue chegar, a pouco tempo também sofri pequenas lesões uma na panturrilha esquerda e outra na coxa direita, A dá panturrilha já estou até bem, agora da coxa venho sentindo as 'fisgadas' nas últimas aulas, estou tentando não forçar muito e procurando me aquecer bem, para prevenir algo pior...

    Desejo melhoras pra você!
    Se cuida ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. que lindo sou blogue, faço balé tambén, nom vejo a hora de entrar na ponta também =}
    acho lindo!!.

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Pois é..mesmo aquecida me machuquei..não estava sentindo nada e forcei demais no alongamento, resultado= lesão na virilha esquerda que agora está descendo pela coxa e chega no joelho....q drogaa...desde março estou com essa le~são, dai melhorei e burra forcei de novo...nos exercícios de barra e alongamento com a perna esquerda não estou fazendo...pra ver se volta ao normal...teria mesmo é que procurar um médico, mas to totalmente sem tempo..então aja antiinflamatório e repouso total com a perna lesionada..
    Não é facil não...acho q depois dessa aprendi de verdade!!!!!

    Beijoss:) melhoras pra vc!

    ResponderExcluir

Dance